Beber álcool é pecado?

Bobby Conway

O vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles.” (Provérbios 20.1)

A Bíblia não se cala sobre a questão de beber álcool. É só fazer uma simples pesquisa e rapidamente se verá que as Escrituras estão repletas de conselhos sobre o álcool. Resumindo rapidamente, a Bíblia não condena beber, mas condena a embriaguez. Em sua carta aos Efésios, Paulo escreve: “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito” (Efésios 5.18). A embriaguez é proibida porque leva a uma ausência de autocontrole, comportamento tolo, irresponsabilidade e uma vida destruída pelas consequências. Paulo não poderia ser mais claro. Ele alerta diretamente seus leitores para que evitem a embriaguez e admoesta sua audiência a viver uma vida controlada pelo Espírito.

Lendo Moisés, Vendo Jesus

Ao considerarmos o que a Bíblia tem a dizer sobre beber álcool, aqui estão algumas orientações.

  • Primeiro, não aceite ser dominado pelo álcool. Se você beber, beba moderadamente (1Coríntios 6.12).
  • Segundo, evite ser a pedra de tropeço para o seu irmão mais fraco (Romanos 14.15-21). Se você está numa situação em que pode beber, mas sabe que alguém que está junto com você está lutando para largar a bebida, tenha compaixão e evite ser uma pedra de tropeço escolhendo não beber.
  • Por último, mas não menos importante, esteja determinado a buscar a Cristo como seu maior prazer na vida (Provérbios 21.17; Filipenses 1.21). Às vezes as pessoas fogem para o álcool porque sua caminhada com Cristo está morna. Se você bebe, tenha cuidado para não usar a bebida como uma fuga, o que pode levar a mais problemas.

Eu não bebo desde 9 de outubro de 1994, quando me libertei de um estilo de vida de festas pesadas. E eu sou grato que pude encontrar uma igreja e alguns amigos cristãos que foram atenciosos comigo durante aqueles primeiros estágios da sobriedade. Todos esses anos depois, já não tenho mais problemas em estar próximo do álcool. Eu até mesmo sirvo a minha esposa, que pode apreciar uma taça de pinot grigio. Nós dois somos completamente diferentes. Eu era dominado pelo álcool, mas Heather consegue beber com moderação.

Uma coisa é apreciar o álcool com moderação, outra é usar o álcool como uma espécie de fuga.

Então, conheça a si mesmo. Se há alguma dúvida, evite por completo. Se você é suscetível ao vício, aqui está uma coisa com a qual você pode contar — você nunca ficará viciado se você não participar. Enfim, é mais sábio não beber, mas, se você beber, beba sabiamente.

Por:Chamada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *