Papa Francisco lança plano de ação de 7 anos para promover espiritualidade, economia e educação ‘verdes’

Papa diz ‘recebemos um jardim’, não pode deixar um ‘deserto’

O Papa Francisco anunciou uma plataforma de ação de sete anos para alcançar um futuro “totalmente sustentável” e preparar um “amanhã melhor para todos” através da colaboração para restaurar a “beleza original” da Terra em uma nova iniciativa ecológica. 

A Plataforma de Ação Laudato Si ‘lançada terça-feira é uma “jornada de sete anos” para ajudar as comunidades a se tornarem “totalmente sustentáveis, no espírito da ecologia integral” para criar um “mundo mais inclusivo, fraterno, pacífico e sustentável”.

Os sete objetivos em que a plataforma se concentrará são “a resposta ao clamor da Terra, a resposta ao clamor dos pobres, economia verde, adoção de um estilo de vida simples, educação verde, espiritualidade verde e envolvimento da comunidade”.

Em uma mensagem de vídeo , o líder da Igreja Católica Romana disse que as “feridas” que os humanos causaram na Terra devido a uma “atitude predatória” se manifestaram em “uma crise ecológica sem precedentes que afeta o solo, o ar, a água e, em geral, o ecossistema em que vivem os seres humanos. ”

Devido a isso, ele disse que os humanos precisam de “uma nova abordagem ecológica” para transformar a maneira como os humanos habitam a Terra e vivem a vida. O papa disse que cuidar da Terra é necessário para as gerações futuras. 

“Temos uma grande responsabilidade, principalmente com as gerações futuras. Que mundo queremos deixar para nossos filhos e jovens? ” O Papa Francisco perguntou na mensagem de vídeo de terça-feira, de acordo com uma tradução em inglês divulgada pelo Vaticano. 

“Nosso egoísmo, nossa indiferença e nossa irresponsabilidade ameaçam seu futuro! Por isso renovo o meu apelo: cuidemos da nossa mãe terra, superemos a tentação do egoísmo que nos torna predadores de recursos, cultivemos o respeito pelos dons da terra e da criação, inauguremos finalmente um estilo de vida e uma sociedade isso é finalmente eco-sustentável: temos a oportunidade de preparar um amanhã melhor para todos ”, disse o Papa Francisco. 

“Das mãos de Deus recebemos um jardim; não podemos deixar nossos filhos no deserto ‘, continuou ele.

A iniciativa trabalhará com famílias, paróquias e dioceses, escolas e universidades, hospitais, empresas e propriedades agrícolas, organizações, grupos e movimentos e instituições religiosas para alcançar seu objetivo. 

O papa inicialmente abordou a questão por meio de uma carta encíclica de 2015 chamada Laudato Si ‘. A carta enfocou “no cuidado de nossa casa comum” e discutiu a importância de cuidar da Terra e de questões como poluição e mudanças climáticas. 

“Esta irmã [Terra] agora clama por nós por causa do mal que infligimos a ela por nosso uso irresponsável e abuso dos bens com que Deus a dotou”, escreveu o papa na carta.

“Passamos a nos ver como seus senhores e mestres, com o direito de saquea-la à vontade. A violência presente em nossos corações, feridos pelo pecado, também se reflete nos sintomas de enfermidades evidentes no solo, na água, no ar e em todas as formas de vida ”.

Em maio passado, o Papa Francisco declarou o ano especial de aniversário de Laudato Si ‘. A organização do ano de aniversário foi confiada ao Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral e é agora um “projeto de ação concreta”. O ano de aniversário decorreu de 24 de maio de 2020 a 24 de maio de 2021. 

O dicastério do Vaticano, Eco-Jesuíta, a Rede da Igreja Pan-Amazônica, o Movimento Católico Global pelo Clima, a União dos Superiores Religiosos em Roma e outros grupos católicos também estão envolvidos no novo programa, de acordo com a The Catholic News Agency. 

O Papa Francisco encerrou sua mensagem de vídeo na terça-feira com encorajamento para os próximos sete anos. 

“Há esperança. Todos podemos colaborar, cada um com a sua cultura e experiência, cada um com as suas iniciativas e capacidades, para que a nossa mãe Terra recupere a sua beleza original e a criação possa voltar a brilhar segundo o plano de Deus ”, sublinhou o Papa. 

“Que Deus abençoe cada um de vocês e abençoe nossa missão de reconstruir nossa casa comum”.

Joia do Cristão Com Informações do Christianpost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *