‘Bom dia, inferno’: californianos acordam para céus apocalípticos enquanto incêndios florestais se intensificam

Céus em tons de laranja são devido à luz sendo filtrada pela fumaça da pior temporada de incêndios registrada no estado

As pessoas na área da baía de São Francisco e em toda a Califórnia acordaram na manhã de quarta-feira com uma cena assustadora de céus escurecidos em tons de laranja e cinzas chovendo enquanto incêndios florestais históricos assolam o estado.

Os céus apocalípticos se devem à luz sendo filtrada através da fumaça da pior temporada de incêndios já registrada na Califórnia, de acordo com uma organização regional de controle de poluição do ar, o Bay Area Air District.

Centenas de casas destruídas no noroeste do Pacífico devido a incêndios “sem precedentes” – atualizações ao vivo

 Consulte Mais informação

“Essas partículas de fumaça espalham a luz azul e apenas permitem que a luz amarelo-laranja-vermelha alcance a superfície, fazendo com que o céu pareça laranja”, disse o Bay Area Air District no Twitter.

Moradores da área da baía relataram dormir demais porque o céu estava muito escuro. As forças policiais locais recomendaram que os motoristas mantenham os faróis acesos o dia todo e as pontes e as luzes da rua permaneceram acesas porque o sol não apareceu esta manhã.

Imagens surreais do horizonte laranja cor de sangue inundaram as redes sociais na quarta-feira.

O céu parecia laranja não apenas em San Francisco, mas também no extremo norte do estado, como Eureka. Os céus também ficaram avermelhados em toda a área próxima à cidade de Chico , onde o incêndio do acampamento se espalhou em 2018, dizimando a cidade de Paradise. Parte do Paraíso estava sob um aviso de evacuação na quarta-feira, enquanto o rápido incêndio do Bear queimava comunidades no sopé e perto da cidade de Oroville.

A ciência por trás do matiz tem a ver com a maneira como a fumaça afeta o tipo de luz que pode passar. O céu geralmente é azul porque a luz branca do sol, que é uma composição de todas as cores visíveis da luz, é filtrada por gases e partículas na atmosfera da Terra. A luz azul é espalhada com mais intensidade do que outras frequências, fazendo com que o céu pareça azul.

Mas quando partículas de fumaça e outras poluições entram na atmosfera, grande parte da luz azul é absorvida antes que possa alcançar nossos olhos, permitindo que apenas a luz amarela, vermelha e laranja cheguem à superfície. O ar enfumaçado também significa que grande parte da luz do sol é bloqueada ou absorvida antes de chegar à superfície, tornando-a estranhamente escura durante o dia.

O Serviço Meteorológico Nacional disse que as condições podem piorar ao longo do dia.

“À medida que os ventos enfraquecem no alto, a gravidade assumirá como o principal transporte vertical da fumaça”, disse o documento. “A fumaça suspensa descerá mais perto da superfície e pode levar a um céu mais escuro e piorar a qualidade do ar hoje.”

Apesar do céu assustador, a qualidade real do ar perto do solo foi surpreendentemente boa na quarta-feira. Isso porque os ventos fortes estão mantendo a fumaça a uma altitude de cerca de 2.000 a 4.000 pés acima do solo, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional , evitando que ela se fixe na superfície. Além disso, São Francisco é protegido por sua famosa névoa, que cria uma camada de proteção entre o solo e a fumaça.

Ralph Borrmann, porta-voz do Bay Area Air Quality Management District, disse que as condições devem permanecer até sexta-feira.

Avisos de qualidade do ar foram emitidos em todo o noroeste do Pacífico, onde mais de 85 incêndios significativos estão ocorrendo atualmente , e as pessoas em comunidades do sul do Oregon ao norte de Seattle viram céus vermelhos como sangue e fumaça sufocante.

“Foi assustador. Especialmente tão vermelho quanto o céu ”, disse Patricia Fouts, que evacuou de um centro de convivência para idosos devido a um grande incêndio a leste de Salem, Oregon.

Roger Gass, meteorologista do National Weather Service Bay Area, disse que os ventos vindos do Oceano Pacífico provavelmente continuarão a empurrar a fumaça para o oeste, piorando a qualidade do ar.

Relatórios contribuíram com agências

Joia do Cristão com Informações do Theguardian

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *